Por Jaqueline Stori – 03/04/2024
Apostando na liberdade, originalidade e no glaumour diferenciado do estilo hippye ou boho, grandes marcas como Chloé e Maria Filó trouxeram para seus desfiles este ano, coleções tendenciosas à este estilo unidas à contemporaneidade. Trazer este estilo às passarelas é estar representando e também apresentando, um estilo que embora não seja aplicado 100% no nosso dia a dia, está sempre presente seja em algum acessório de moda, roupa, calçado, mobiliário de nossa casa, temática de alguma festa ou algum objeto decorativo.
Conceitualmente o Boho e o Boho Chic são semelhantes, inclusive em muitas características como o conforto e o aconchego. Ambos são conhecidos por sua abordagem descontraída, eclética e artística, que celebram a individualidade, a expressão pessoal e a mistura de influências de vários estilos como o estilo rústico, por exemplo. Assim como compartilham características distintas conceitualmente, estéticamente se diferenciam em inúmeros elementos.
O estilo Boho, inspirado na boemia, na cultura nômade e em influências étnicas, tem como fundamento a criação de um ambiente acolhedor, livre e bem descontraído, compromissado primeiramente com a individualidade e o gosto pessoal do morador expressando sua personalidade e história, bem como a celebração da diversidade cultural global e suas expressões artísticas, que irão resultar em espaços acolhedores e visualmente estimulantes, devido sua paleta de cores vibrantes como os tons terrosos, vermelhos, laranjas, azuis, roxos (estas são as mais usadas no Boho), usadas com maior intensidade junto à elementos decorativos que também fazem parte deste estilo como tecidos de estampas étnica, floral e geométrica; materiais naturais como madeira, rattan, fibras, bambu, tecido natural; peças artesanais feitas à mão, tapetes e almofadas coloridas, quadros, pinturas, fotografias e demais objetos e acessórios decorativos com ênfase em etnia e no exótico correspondentes ao Boho, que traz também uma pegada de maior rusticidade. Uma característica fundamental desse estilo é a liberdade criativa: não há regras estritas. A idéia é criar um espaço que seja único, que reflita a personalidade, gosto, estilo e história de cada indivíduo.
Já o Boho Chic, costuma-se dizer que é uma versão mais refinada e sofisticada do Boho, incorporando toques luxuosos, paleta de cores mais suave e tons neutros diversos como bege, branco, tons pasteis, tons terrosos e tons amadeirados. A disposição de mobiliários, objetos e acessórios decorativos é mais estruturada e organizada, mas sempre mantendo e respeitando o acolhimento e a essência eclética e descontraída, conceitos fundamentais destes dois estilos. Ou seja: o Boho Chic mantêm características do Boho, mas sua abordagem é mais equilibrada e coordenada, primando pela elegância e refinamento dos ambientes. No entanto há um elemento primordial para estes dois estilos, e que sempre fará parte deles seja no âmbito conceitual, estético e decorativo, que é a vegetação. Ambos trazem a ligação e a interação com a natureza como fundamental para uma boa qualidade de vida.
A combinação de elementos de diferentes épocas e cultura é mais refinada, abraçando padrões mais sutis e delicados, que destoam da ousadia do Boho. Embora o Boho Chic também agregue materiais orgânicos como madeira, fibra, bambu, palha, rattan entre outros, ele se volta para padrões estéticos mais luxuosos, texturas e cores mais suaves e delicadas, mobiliários que fazem releitura ou lembrem o estilo vintage, tecidos leves e fluidos, espelhos ornamentados, candelabros elegantes, objetos decorativos mais glamourosos e peças artísticas mais refinadas, entre outros elementos referentes a este gênero.
A maioria dos ambientes Boho Chic tem como uma das características marcantes a paleta de cores neutra. Há então quem se confunda, achando que somente tons neutros fazem parte da decoração Boho Chic. Isso não é verdade. O Boho Chic também utiliza cores assim como o Boho. A diferença, é que as cores vibrantes e quentes do estilo Boho, no Boho Chiq passam a ganhar suavidade minimizando a intensidade desses tons para que eles se harmonizem com os tons neutros e com sua estética requintada. Há inclusive quem mescle os dois estilos no mesmo ambiente, porém vemos mais esta junção em eventos de casamentos, aniversários e festas temáticas, do que em residências.
Falei resumidamente (sem me aprofundar no assunto) sobre a diferença entre o Boho e o Boho Chic, para poder entrar na decoração de mesa posta relacionada à esses dois estilos distintos. Eu tenho a mesa posta mais do que um lugar específico de um cômodo: para mim, mesa posta, reunidos com pessoas que amamos, é um lugar onde alimentamos todas as necessidades da nossa saúde física, mental, emocional e também energética. É em seu entorno que compartilhamos com pessoas queridas muito das nossas emoções e alegrias, junto à deliciosos sabores da nossa gastronomia.
Mesmo não sendo os estilos preferidos de muitas pessoas, o boho e o boho chiq, desde final da década de 70, tem presença exponencial no mundo da decoração e da moda, e há uma década estes dois estilos vem ganhando espaços nas decorações de ambientes residenciais e eventos comemorativos como casamentos, por exemplo. Por vezes sua presença já é mais complementar e discreta, através de algum mobiliário ou acessório que compõe nosso look. O fato é que o boho e o boho chiq chegaram com tudo e agora fazem parte de muitas circunstâncias, momentos e (ou) decoração de nossas casas, nosso guarda-roupa e nossa mesa posta. Por isso, selecionei para este artigo, algumas propostas de decoração de mesa posta, que podem vir a ser a próxima inspiração da sua mesa posta ou até mesmo da sua festa, para você arrasar nas suas reuniões com seus amigos e familiares, ao estilo boho ou boho chiq!
NOTA: a curadoria das imagens é realizada por Jaqueline Stori, assim como todos os comentários nelas contidos, não havendo relação com os comentários das fontes citadas.