Cultura Notícias

As aquarelas do artista Stenio Oliveira estão na Art Basel Week 2021

Pintura em aquarela. Obra do artista visual Stenio Oliveira.

Stenio Oliveira, um dos grandes nomes da arte visual brasileira, tem como maior definição de seu trabalho como “plástico”, devido a gama de múltiplos  materiais que suas obras carregam. Como o próprio artista diz: eu me considero mais plástico porque trabalho muito com diversas matérias primas. Minha arte tem um verve muito grande para a plasticidade porque assim alcanço o resultado de materialidade e volume que desejo na criação de minhas obras, afirma ele.

Obra Colméia, do artista plástico Stenio Oliveira


Detalhe da Obra Colméia do artista plástico Stenio Oliveira

A pesquisa de Stenio questiona o universo fantástico, erótico e espiritual, incorporando estudos sobre a cosmogênese, o cromatismo, a psicanálise e claro, a matéria. O artista também se apropria de idéias de composição para criar um universo que transita entre o pictórico e o escultórico, que dão origem a pinturas objetos, instalações, esculturas e pinturas expandidas, que se assemelham a morfologias orgânicas e percorrem a idéia de amálgamas viscerais.

Instalaçõa do artista plástico Stenio Oliveira


O artista Stenio Oliveira ao lado de sua Instação.

Por suas idéias, pela complexidade de sua linha de pesquisa, característica e estética singular, Stenio Oliveira tornou-se um dos maiores novos talentos do cenário da arte contemporânea brasileira, fazendo parte de inúmeras Exposições entre coletivas e individuais, tanto no Brasil como no exterior, desde 2018. No início deste ano foi selecionado para o “Mostra Museu”, projeto em parceria com o COVID ART MUSEUM da Espanha para exibição de seu trabalho junto com artistas ao redor do mundo pelas ruas e metrôs de São Paulo. Fechando 2021 com chave de ouro, a arte de Stenio (e nem poderia ser menos) viajou e aportou na “Art Basel Week” (Miami). O artista exibe suas mais recentes produções na “Feira Red Rot” com projeções em “South Beach” na “Casa Brasil Miami”.

Pinura em aquarela. Obra do artista plástico Stenio Oliveira.

Durante sua apresentação na “Art Basel Week” em Miami Beach, que é uma das mais importantes semanas de arte do mundo, Stenio Oliveira apresenta sua série de aquarelas na feira RED DOT, que acontece entre os dias 1 a 5 de Dezembro, representado pela “The house of Arts” em Miami e a IT MONDO na Itália, com curadoria da mecenas e empreendedora cultural Jade Matarazzo radicada em Miami e co-curadoria de Simone Piva, curadora radicada na Itália, o artista exibe sua capacidade de transitar com maestria em diferentes técnicas. Sua série de aquarelas, desenvolvida durante o ano de 2021, nasce durante uma necessidade de adaptação. Como seus trabalhos são de grande porte e necessitam de um grande ateliê para eu desenvolvimento, busca na calmaria da técnica, uma solução para criação dentro de seu apartamento, pois, nesse momento, se encontra impossibilitado de usar seu atelier, que é situado em outra cidade e anexo a casa de seus pais, os quais são grupo de risco para covid. Nessa pesquisa, (onde um deles foi exibido no “Mostra Museu” em parceria com o “Covid Art Museum” da Espanha, pela ruas e metros de São Paulo, Stenio faz um mergulho para o espiritual e o esotérico estudando profundamente a cosmogênese de Helena Blavatisky, o subconsciente e o livro vermelho de Carl Jung, e também o erótico na criação de Tunga. Na série, além de brincar com a volumetria e o escultural das formas ( que posteriormente se materializam em suas produções de grande porte de pinturas expandidas), seu estilo emerge também o erótico na fecundação, traz uma fecundação que habita o plano espiritual e astral, uma concepção onírica entre a matéria, o cosmo e o psíquico.

Pintura em aquarela.
Obra Deslocamento Sexual, da artista plástico Stenio Oliveira.

Suas aquarelas nos levam para universo sinestésico, ora de fantasia, ora de reflexão, ora de diversão. Também na série, além do seu estilo volumétrico, também procura brincar com o universo da teoria das cores, nos trazendo leves lembranças de um estudo lírico da Bauhaus, onde elas se complementam e trazem uma sensação de contrastes harmônicos em suas paletas. Por fim, Stenio é um artista que bebe de referências, sejam elas no expressionismo abstrato de Nova York , no Nouveau Realisme de Paris ou até mesmo na Arte Povera Italiana, e sua série de aquarelas nos remetem a isso: um encontro inesperado de criatividade em um mundo que precisamos conhecer.

Pintura em aquarela do artista plástico Stenio Oliveira


Stenio Oliveira.

Atualmente, Stenio Oliveira faz parte do time de artistas representados pela “The House Of Arts” em Miami, a qual é comandada pela artista e empreendedora cultural Jade Matarazzo. Recentemente teve seu trabalho exibido na revista “Internacional Americana Colecta” e entrou para o acervo da “Galerie Van Caelenberg” em Aalst na Bélgica. Também possui obras catalogadas no “Centro Campineiro de Artes e Folclore”, acervo no “Museu Olho Latino” e na “Secretaria de Cultura Americana” São Paulo, sua cidade natal.

*** Para conhecer mais sobre a arte de Stenio Oliveira e apreciar outras obras, acesse nosso Caderno “Arte Visual” ou faça a busca no site.

 

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!

Leave a Comment