Cultura Notícias

Antigo Canecão se tornará espaço cultural

Foto: Fabio Motta.

Por Redação – 23/08/022

 

A reforma vai do antigo Canecão até o Hospital Deolindo Couto. Casa não se chamará “Canecão” porque a família dos antigos donos detém os direitos do nome do antigo espaço

O jornalista Ancelmo Gois divulgou alguns detalhes sobre o projeto do novo espaço cultural da UFRJ na Praia Vermelha, na Urca, que será licitado. Segundo ele, a reforma do campus vai do antigo Canecão até o Hospital Deolindo Couto, uma área que atualmente é murada com desenhos de ídolos do Botafogo. Este paredão, inclusive, será derrubado.

No fim do parque ficará a casa de espetáculos, a ser administrada pela iniciativa privada por cerca de 25 anos. Para chegar a este projeto, a reitora Denise Pires de Carvalho teve de negociar com a Prefeitura, a Câmara e moradores das redondezas que terão acesso ao parque. Segundo Gois, o projeto deve ser aprovado na próxima reunião do Conselho Universitário.

Fechado desde 2010, o Canecão tinha a irregularidade como principal entrave às iniciativas de reabertura do espaço. O mesmo não poderia ter sido usado para fins culturais. Uma restrição na lei de zoneamento municipal de 1976 proíbe erguer estabelecimentos de diversão no endereço, em Botafogo, o que mudou com a aprovação de um projeto de lei, em janeiro deste ano.

No entanto, é importante citar que a casa vai mudar de nome. “Canecão” não poderá ser usado porque a família dos antigos donos detém os direitos do nome do antigo espaço.

Leave a Comment