Cultura Notícias

Público nas salas brasileiras cresce 296% com a campanha Semana do Cinema

Imagem Ilustrativa

Por Redação – 23/09/2022

 

Um levamento da Comscore apontou um crescimento de 296% no público e de 127% na renda com a campanha “Semana do Cinema”, iniciativa inédita idealizada pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) com o objetivo de celebrar o retorno do público às salas de projeção, após o longo período de paralisação provocado pela pandemia. Ao todo, mais de 3,3 milhões de espectadores foram aos cinemas, gerando, entre os dias 15 e 21 de setembro, uma bilheteria de R$ 36,2 milhões.

No período, os ingressos foram disponibilizados com preço único no valor de R$10 e os combos com pipoca e refrigerante tiveram preços especiais em 90% dos cinemas brasileiros. A promoção, que contou com o apoio da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex), foi válida para todas as sessões nas salas tradicionais 2D. Cinemark, Cinépolis, UCI Cinemas, Cinesystem, GNC Cinemas, Moviecom, Arteplex e Cineart, associadas da entidade, participaram da iniciativa.

A “Semana do Cinema” foi o 3º melhor final de semana e a 4ª melhor cine semana do ano em público. O mês de setembro acumula 5,3 milhões em público, resultado 58% acima do resultado do mesmo mês, em 2021. Até o momento, foram vendidos 72,3 milhões de ingressos, um crescimento de 216% sobre o ano passado. “A campanha superou as expectativas e celebrou a volta do público, que estava na expectativa de retomar às salas de cinema”, salienta Lúcio Otoni, presidente da FENEEC.

Nas bilheterias, o 1º lugar ficou com o filme “Orfã 2”, distribuído pela Diamond & Galeria. O título teve 1,4 milhões de ingressos vendidos e uma renda de R$ 15,3 milhões, durante a campanha. A distribuidora já tem vários recordes para comemorar: melhor desempenho mundial por público, maior estreia do gênero horror de 2022 e 5ª melhor estreia de todos os tempos tanto em público como renda e maior título de estreia da distribuidora.

A “Semana do Cinema” segue uma tendência mundial de promover, em clima de festa, o retorno das pessoas às salas. Nos Estados Unidos aconteceu em 3 de setembro o National Cinema Day, com ingressos a $3 dólares em mais de 3 mil cinemas. Na mesma data, no Reino Unido, o National Cinema Day promoveu sessões por £3 libras em cerca de 550 salas e, na Espanha, haverá, em outubro, a La Fiesta del Cine 2022, com ingressos a €3,50 euros.

 

 

 

Fonte: website Tela Viva.

Leave a Comment