Feira do Empreendedorismo Artístico traz grandes nomes da cultura nacional
Miguel Falabella, Otaviano Costa e Zezé Motta irão debater as tendências, os desafios e as oportunidades para empreender na área após um ano atípico.
Pioneira no Brasil, a Feira do Empreendedorismo Artístico (FEA) idealizada por Fefa Moreira e com um time de sócios, que conta com Gustavo Bechara, Fernando Araujo, Alessandra Herszkowicz e Isabella Fioravanti, se destaca por reunir, desde 2016, personalidades de relevância no setor cultural para fomentar debates sobre o futuro do mercado. Grandes nomes da cultura e da arte brasileira estarão presentes no evento, que esse ano ocorre em uma versão digital, como Miguel Falabella, Otaviano Costa, Marcos Caruso, Marcelo Serrado, Zezé Motta e tantos outros nomes importantes- cada um com sua área específica de atuação, mas todos tendo em comum a paixão pelo “empreender artístico”. O encontro dessas e outras personalidades acontece nos dias 10, 11 e 12 de abril.
“O simples ato de empreender é uma arte. Entender seus caminhos e suas regras é uma questão de sobrevivência para os artistas nos tempos que correm”, relata Miguel Falabella, artista com mais de 35 anos de carreira e que já teve reconhecimento como autor, ator e diretor em várias peças de teatro, novelas, séries de comédias e filmes.
De acordo com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o setor cultural e criativo responde por cerca de 2,64% do PIB nacional e foi um dos mais afetados pela crise global decorrente da COVID-19. Dados da pesquisa “Percepção dos impactos da covid-19 nos setores cultural e criativo do Brasil” mostram que 48,8% dos agentes culturais perderam 100% da sua arrecadação entre maio e julho. Os setores mais afetados com a perda total de receita foram as artes cênicas, feiras e festivais, moda, hip-hop e música.
Diante desse cenário, Zezé Motta enxerga que o caminho é se diversificar cada vez mais, vendo referências, possibilidades e opções para se manter em atividade. “Hoje em dia o ator tem que ser mais que completo, pois além de atuar, cantar e dançar, precisa também saber gerir sua carreira, finanças e projetos. O artista que empreende faz total diferença e é por isso que sempre admirei e aprendi muito com a minha saudosa comadre Marília Pêra, que atuava, cantava, produzia, dirigia , dentre muitos outros ofícios”, afirma a cantora e atriz.
O principal objetivo da FEA é fortalecer a cultura empreendedora no meio e buscar soluções para a crise provocada pela pandemia de Covid-19. Serão três dias de transmissão e cerca de 15 horas de palestras e painéis, cinco horas por dia, exibidas pelo YouTube
O ator e apresentador Otaviano Costa afirma que a veia do empreendedorismo sempre esteve em sua trajetória. “Desde que eu me entendo por artista, tive em meu DNA uma característica forte de curiosidade, de saber tudo o que me cercava, da criação até a parte comercial. Isso foi muito valioso, tive a oportunidade de aprender com grandes nomes das mais variadas mídias e hoje coloco em prática todo o conhecimento que obtive no momento em que mais estou empreendendo artisticamente”, explica.
SOBRE A FEA:
A FEA (Feira do Empreendedorismo Artístico) é um evento realizado anualmente desde 2016, com o objetivo de unir profissionais da arte para reflexões sobre novas possibilidades para esse setor diversificado e propor soluções para os empreendedores culturais.
Pioneira no Brasil, a Feira tem sua primeira edição virtual em 2021 e é viabilizada com o apoio da Lei Aldir Blanc. São três dias de programação, palestras individuais e painéis coletivos com grandes produtores, artistas e agentes da arte. Nomes que já participaram do evento em outras edições foram Eduardo Saron (Itaú cultural), Sérgio mamberti (ator) e Odilon Wagner (ator), sendo uma oportunidade de se aproximar da realidade do mercado artístico e compreendê-lo mais. As dificuldades enfrentadas durante a Pandemia e os desafios para se reinventar quando esse contexto for superado estão entre os temas a serem abordados.
SERVIÇO:
Dias: 10, 11 e 12/04
**O evento está em sua quarta edição e traz painéis e debates com nomes como Miguel Falabella, Zezé Motta, Marcelo Serrado, Sara Sarres, Otaviano Costa, Kell Smith, Rezende e Marcos Caruso.
O evento será transmitido ao vivo pela plataforma Y0uTube, no canal da FEA.
**As inscrições para participar da plateia virtual da Feira do Empreendedorismo Artístico são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://feirafea.com.br/.
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!