Mesa, Lazer & Gourmet

ARPA, nova feira de arte em São Paulo promete novidades e experiência mais intimista.

Equipe ARPA Imagem web.

Por Redação – 25/05/2022

 

Na próxima semana acontece a primeira edição da nova feira de arte em São Paulo, a ArPa. Do dia 01 ao 05 de junho, a feira organizada pela VIVA Projects e Concessionária Pacaembu, vai ser realizada no Complexo do Pacaembu e na Praça Charles Miller.

A ArPa convidou quatro curadores, responsáveis pelos diferentes setores e programas da feira, com o intuito de apresentar um olhar descentralizado ao evento. São eles Ana Beatriz Almeida, Carollina Lauriano, Catarina Duncan e José Esparza Chong Cuy. Cada um será responsável por um setor da feira, que acontece em dois espaços.

Os setores Principal, UNI e Satélite acontecem no Pavilhão. O Arte em Campo, com entrada gratuita, está localizado na Praça Charles Miller, antes da entrada do Complexo Pacaembu, e visa incentivar a formação de público via programas educativos e comunicação. Já o programa Prisma foi criado como uma forma de expandir os limites da feira e difundir o conhecimento em outros espaços e instituições da cidade.

Diversas galerias participam da feira, como Casa Triângulo, Galeria Millan, Mendes Wood DM, Silvia Cintra + Box 4, Vermelho, entre outras. Em colaboração com a Arte FASAM Galeria, Ana Hortides, artista carioca, realiza sua primeira experiência individual em São Paulo na ArPa. Hortides mostra um conjunto de trabalhos realizados nos últimos anos, além de obras inéditas produzidas exclusivamente para a ocasião. O projeto foi um convite da Ana Beatriz Almeida, curadora do setor UNI, um recorte de stands solo, com as galerias apresentando o trabalho de um único artista.

ArPa nasce como uma feira de arte focada na expansão da comunidade de arte contemporânea nacional, por meio de uma experiência diferenciada. Com potencial de agregar colecionadores de todo o país, ela gera novas oportunidades para galerias, possibilitando conexões com o cenário artístico internacional, assim como a formação de novos apreciadores e conhecedores de arte. A feira se diferencia dos eventos comuns por priorizar a experiência contemplativa da arte e criar uma atmosfera mais íntima com o público colecionador, ao optar por apenas dois tamanhos de espaços expositivos no setor principal, 30 m² e 50 m², nos quais as galerias mostram dois e três artistas, respectivamente.

Nesta primeira edição, a ArPa irá compartilhar o Pavilhão com a MADE, a mais prestigiosa feira de design do país, estabelecida em 2012. A parceria vislumbra a ampliação e sinergia dos públicos de arte e design.

A ArPa surge para conectar o circuito da arte contemporânea brasileira, promover diálogos prolíficos para o desenvolvimento da cena artística, e visa constituir-se como um evento inclusivo e cultural, em um espaço que é um marco da cidade de São Paulo.

 

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!

 

 

 

Fonte: site ARPA; web

Leave a Comment